Realizações


I Encontro da Rede de Sementes Livres Brasil - 2 e 3 dez 2014

Na véspera do dia Internacional contra o Agrotóxico se reuniram em Florianópolis, agricultoras e agricultores, profissionais, pesquisadores e estudantes para o I Encontro da Rede de Sementes Livres do Brasil.
O evento tem a finalidade de disseminar iniciativas em prol da liberdade das sementes no sentido de serem livres de contaminações por agrotóxicos e transgênicos, e de restrições de troca e comércio.
O tema é de extrema importância para a sociedade como um todo, considerando que a agricultura orgânica cresce a cada ano que passa porque além de oferecer produtos que promovem a saúde humana seu processo é ecologicamente correto.
O encontro aconteceu até dia 03 de dezembro. Durante os dois dias foram realizadas diversas palestras com temas relevantes como: “Legislação sobre as Sementes”; “A interação entre pesquisador - agricultor: o caso do feijão na Embrapa Clima Temperado”; “As Sementes no Brasil”; “Mapeamento de Sementes de Plantas e seus Mantenedores de Interesse para a Agroecologia e Agricultura Orgânica”.
Também aconteceram oficinas técnicas e artísticas com objetivo de desenvolver as habilidades e competências dos participantes. As oficinas artísticas são antroposóficas, ou seja, elas estimulam o desenvolvimento pessoal. A relação das sementes dentro dos temas Canto, Movimento, Desenho de formas, Modelagem, Pintura a lápis aquarelável estimulam a percepção da característica mutável do ser e da relação sadia do homem com o mundo.
As oficinas técnicas promovidas pelo encontro visam o intercâmbio de conhecimentos entre palestrante e participantes. Os temas são: "Criando o Banco de Sementes"; “Apioca - Apicultura Natural”; “Animais crioulos”; “Como fazer melhoramento de feijão” e “Plantas Alimentícias Não Convencionais”.
No final do primeiro dia o quarteto de cordas Jacz apresentou um repertório com World Music e MPB. Na noite do dia 3, o grupo Catadores de Engenho, encantou os presentes com musicas típicas.
Fotos por Juliana Saldanha e Euclydes da Cunha

O evento do dia 02 de outubro, “Encontro Sementes da Paz: Ações de Paz para o fortalecimento da democracia local” foi realizado em conjunto com o movimento mundial (Chamada à Ação) da Aliança Global pelas Sementes, e também para comemorar a data de aniversário de Mohandas Gandhi. Foram programados palestras e exibição de video que ocorreram entre as 15h e as 20h30.
Entre eles, o filme Sementes da Liberdade, realizado pela Aliança Global pela Semente e o encerramento com a palestra com DDr. Wolfgang Dietrich, Detentor da Cátedra da UNESCO para os Estudos de Paz pela Universidade de Innsbruck-Áustria, que apresentou o tema “A monocultura da paz mundial e da dança de muitas pazes".
Confira as fotos deste dia, tiradas pela fotógrafa Karen Martins.
Agradecemos aos participantes, aos nossos parceiros e colaboradores.

Nos dias 26 e 27 de setembro de 2014 a Rede Sementes Livres Brasil (RSL Brasil) em integração com todas as Redes da América Latina, realizou uma ação interativa nas feiras orgânicas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina no Itacorubi, e na feira orgânica da Lagoa da Conceição ambas em Florianópolis/SC, entre as 8 horas e às 11 horas.
A intenção da Rede é sensibilizar a população sobre a importância do intercâmbio livre das sementes, e convidar os semeadores para o evento que aconteceu no dia 02 de outubro (Encontro Sementes de Paz) na UFSC.

Saiba mais sobre o III Encontro internacional da Rede de Semente Livres, que aconteceu em Maio de 2014 em Inconfidentes/MG.

Reportagens e outras fotos podem ser visualizadas nos links: