Parte de Plantas


Mandioca, Batata-Doce, Inhame e etc
" A ocupação do continente americano, e em especial na América do Sul, encontrou maravilhas apenas sonhadas por aquelas pessoas que chegaram nas primeiras expedições."

A mandioca é uma das maravilhas brasileiras que encontra espaço e unanimidade em todas as cozinhas nacionais, tendo ultrapassado as barreiras dos oceanos. Atualmente a mandioca é alimento básico em diversos países na África. E também já foi para o evento do Slow Food, representado por nossos próprios agricultores.
Na região Sul do Brasil, a mandioca tem espaço privilegiado, em especial nas proximidades da zona costeira, e no interior sua produção permitiu as pessoas manterem-se bem de diversos modos. Seu produto é apreciado seja na forma das raízes, da fécula ou da farinha. É possível distinguir o local de origem da farinha de mandioca pela quantidade de amido que ela tem - para o caso da região Sul, em geral ela é mais sedosa, ou seja com maior teor de amido, nas áreas próximas do litoral.
Em nossa Rede estimulamos a troca de manivas e a criação de entidades que preservem as variedades locais, valorizando a diversidade agrícola e cultural das regiões.

Além da mandioca, muitas outras partes de plantas são trocadas nas feiras de trocas de sementes, como a batata-doce, inhame, cará, entre outros tubérculos que são conhecidos e muito consumidos no Brasil.

www.tocantinsagora.com.jpg
cassava.jpg